Triénio 2017-2019

6
Mar

CIDADE+: O Triénio 2017-2019

O CIDADE+ é um evento celebrativo da Sustentabilidade e Ambiente que já conta com três edições realizadas. Acontece em pleno mês de Julho, ao longo de 4 dias, e tem como casa e cenário os Jardins do Palácio de Cristal e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na cidade do Porto. A primeira edição em 2014 estendeu-se ao longo de uma semana, tendo havido uma primeira fase de 3 dias de Warm Up, seguida do evento principal. Na segunda edição, em 2015, o foco foram os 4 dias do CIDADE+. A terceira edição em 2016 viu o resgate e renovação do Warm Up com as (Des)Conferências sobre Sustentabilidade, que constituíram eventos de 1 dia, 1 vez por mês, em locais icónicos da cidade, entre Abril e o evento principal em Julho.

A extensão temporal do CIDADE+, que se inicia na Primavera, e se desenvolve em crescendo até ao culminar na celebração nos Jardins do Palácio de Cristal, é uma expressão viva da visão do evento se querer inscrever cada vez mais na cidade. A par desta programação mais extensa, a rede de parceiros e mentores foi-se, também, diversificando e ampliando, somando, ao longo de 3 edições, mais de 80 parceiros.

O desdobramento de temáticas e resultados recolhidos, nos momentos de debate e construção colaborativa do Warm Up, inspira, agora, o CIDADE+ a estender-se para além do conceito de evento, e a abraçar uma faceta mais interventiva e dinâmica. Encara-se, portanto, com naturalidade e entusiasmo, o recém epíteto de “Movimento” a este evento. O Movimento CIDADE+ visa materializar-se, sobretudo, através de uma programação mais permanente e regular ao longo do ano, trazendo-lhe uma narrativa coerente, enquanto fideliza e amplia a rede viva de pessoas e organizações ligadas ao CIDADE+ e à Sustentabilidade.

Como primeiro passo e em parceria com a Porto Business School, olhamos para o CIDADE+ a um período de 3 anos, que compreende o triénio de 2017-2019. Definiu-se como mapa de navegação, para a narrativa deste período, os 17 Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável fixados em 2015 pela ONU e que traçam metas a serem implementadas pelos países até 2030. Serão estas as inspirações para o desenho da conferência, exposições, oficinas, sessões de trabalho e outras iniciativas a decorrerem já nesta edição de 2017.

Fiquem atentos às novidades porque este já está a ser um ano especial!