Conferências, Oficinas e Aulas Abertas

1
Jul

O CidadeMAIS 2016 está a chegar!

O CidadeMAIS aproxima-se e pelo terceiro ano consecutivo vai ter conferências, oficinas, aulas abertas e muitas actividades gratuitas para todos os visitantes, entre 7 e 10 de Julho, no Palácio de Cristal.

A sessão de abertura da Conferência sobre Território Sustentável, tema principal do CidadeMAIS deste ano, inaugura o evento no dia 7 e tem lugar na Biblioteca Almeida Garret. Conta com a presença de Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto e de William Lin, CEO da JustWe, que vai mostrar o exemplo de uma cidade modelo chinesa de qualidade do ar e modos de vida.

Para o dia 8 foi convidada a coordenadora nacional Salomé Areias do Movimento Global Fashion Revolution, que defende os direitos dos trabalhadores do mundo da moda e uma maior sustentabilidade no sector e estará representada por Ashima Sukhdev a Fundação Ellen MacArthur, líder actual do movimento internacional de Economia Circular. Esta organização aborda a recuperação dos resíduos, atribuindo-lhes valor como matéria-prima no seu ciclo de vida e apela à sua redução, reutilização e reciclagem. É apresentado um desafio à inovação do design de materiais e, principalmente, nos modelos económicos, empresariais e sociais.
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vai estar presente no encerramento da conferência de dois dias.

As oficinas vão estar espalhadas pelos jardins do Palácio e serão destinadas a crianças e adultos, algumas organizadas pela Lipor. A Plano Clima vai explicar como planificar a horta através de previsões milenares e populares, a bióloga Raquel Lopes vai despertar a curiosidade na observação e reflexão sobre árvores monumentais e a Associação Cais, com o seu projecto CAIS Recicla, apresentará “Repórteres de Rua”, onde as crianças podem ter a experiência de ser jornalistas. A SUMA. volta a trazer a Lixoteca, um autocarro onde crianças e também adultos podem aprender a construir um ambiente melhor.

Várias aulas abertas vão estar disponíveis para todos os visitantes, como Yoga para crianças com Sandra Gaio, Yoga a Pares e Acroyoga com a OM Gaia e o grupo de Capoeira Abadá.

Além destes exemplos, um vasto leque de iniciativas pode ser consultado aqui.

Mais novidades serão anunciadas em breve.

Por Daniel Ferreira