Cidade Mais

O Cidade Mais é um festival anual e gratuito, de iniciativa cidadã, pela promoção da sustentabilidade.

Teve origem na vontade de um grupo de amigos de agitar a cidade quanto ao tema da sustentabilidade, de provocar a transformação social e influenciar as políticas públicas.

Pretende despoletar sinergias entre pessoas, projectos, autarquias, instituições e empresas que inspiram, actuando como evento-laboratório onde todos os participantes ensinam e aprendem a Sustentabilidade à escala glocal na vertente económica, social, cultural e ambiental.

Procura incentivar a co-criação de um presente e futuro positivos e justos, que reconheçam que um ambiente limpo e resiliente é a base necessária para o estabelecimento de uma sociedade saudável e criativa. E, ainda, que esse trabalho se constrói diariamente, escolha a escolha, momento a momento e também alimentando uma atitude curiosa sobre a origem daquilo que consumimos e os fluxos de bens no mundo.

As principais metas:
• Influenciar as políticas públicas;
• Descobrir o ecossistema local empresarial, cultural e ambiental;
• Provocar a reflexão e o encontro;
• Facilitar a adopção de hábitos responsáveis.
• Criar comunidades resilientes;
• Simplificar a sustentabilidade.

O Cidade Mais abre-se à cocriação com todos os interessados, desde a sua fase de concepção à produção do mesmo.

ONDE?

Acontece nos Jardins do Palácio de Cristal e no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Estes espaços são o local de passagem e de estadia dos visitantes do evento e um foco turístico da cidade do Porto. Aqui acontecem a Conferência, as Oficinas, o Mercadeco, as Conversas e as Artes e Espectáculos.

Estamos na cidade porque é nesta que se concentra a maioria da população e é onde se reúnem os agentes decisores de planeamento e gestão territorial e social, urbana e rural. Em conjunto, transformam profundamente o ambiente, a economia, a sociedade e a cultura do território. As cidades são, assim, locais onde o tema da Sustentabilidade deve ser discutido e acima de tudo praticado.

PARA QUEM?

O Cidade Mais apresenta-se a TODOS que pretendam fazer parte de um mundo proactivo e de partilha, que queiram ouvir e contar a sua experiência, contribuir para a promoção de comportamentos conscientes e responsáveis em sociedade. Destina-se por isso a toda a diversidade de públicos e origens.

“… senhoras e senhores
…meninos e meninas
…Manuéis e Joaquinas
…gente de todas as cores e feitios e medidas…”

 

PORQUÊ VIR?

O Cidade Mais tem uma programação diversificada e vários estados de espírito para o público heterogéneo que recebe. Coloca a instituição, as empresas, o pedagógico e o cultural, frente a frente em diversas iniciativas.

O ambiente que se vive é de celebração entre estes diferentes públicos.

As actividades que vais encontrar:

– Conferência
– Conversas;
– Oficinas para crianças, jovens e adultos;
– Mercadeco de produtos sustentáveis;
– Praça de Alimentação;
– Concertos e outras performances;