Conferência 2016 – Território Sustentável


 

DESTAQUES

Sessão de Abertura
UMA ABORDAGEM COLECTIVA | 7 JUL.

– Presença de Rui Moreira;

– Presença de William Lin, Director Geral da JustWe (Guangdong) Sino-European Green Initiative Investment Co., Ltd./Green Park and Incubator, que vai trazer o exemplo de Zhongshan, a cidade modelo eco-friendly chinesa para a qualidade do ar e modos de vida.

Dos vários títulos que a cidade recebeu, destaca-se o prémio National Model City in Environment Protection em 1998 e National Eco-City em 2011. Zhongshan está focada em estabelecer uma economia ecological-friendly até 2020.

– Presença do PROJECTO EUROPEU CITIZENERGY. Este projecto, patrocinador do CidadeMAIS, apresenta plataformas de crowdfunding e cooperativas focadas no envolvimento do público em projectos de energia sustentável. 


 

Sessão II sobre o Sistema Climático, Adaptação e Mitigação
O ACORDO DE PARIS. E AGORA? | 7 JUL.

– Esta sessão apela à abordagem das alterações climáticas de forma colectiva e contribui para a descodificação do Acordo Climático.

– Apresentação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município do Porto.

– Presença do Director do Departamento de Alterações Climáticas da Agência Portuguesa do Ambiente – Eduardo Santos.


 

Sessão III sobre Mobilidade
MELHOR MOBILIDADE, MAIS SUSTENTABILIDADE | 8 JUL.

– Desafio à adopção de uma cultura que promova a multimodalidade nos transportes e correspondência entre modos.

– Presença do CEIIA, Órbita e Velo Culture

– Presença da Visão 360º da NISSAN, patrocinadora do e-Rossio, o espaço no exterior dedicado ao encontro e à promoção de empresas de mobilidade eléctrica. Será um espaço de exposição e de disponibilidade de veículos, skates e bicicletas para test-drive.


 

Sessão IV sobre Economia Circular 
DESAFIO COLECTIVO NA ECONOMIA CIRCULAR | 8 JUL.

– Presença do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Portugal (BCSD Portugal) que simplificará a integração da economia circular no tecido empresarial.

– Presença do Movimento Global Fashion Revolution – movimento internacional que defende os direitos dos trabalhadores do mundo da moda e clama por maior transparência e sustentabilidade no sector.

– Presença da Fundação Ellen MacArthur que está a liderar o movimento internacional de Economia Circular – EC, na Conferência do CidadeMAIS.

A EC integra a regeneração do resíduo valorizando-o como matéria-prima no seu ciclo de vida, reduzindo-o , reutilizando-o e reciclando-o. Deste modo, representa um desafio à inovação não só no design de materiais, produtos e equipamentos com menores impactes ambientais, mas essencialmente nos sistemas e modelos económicos, empresarias e sociais.

Presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no Encerramento da Conferência do CidadeMAIS.