Edição 2017

O CIDADEMAIS EM 2017

A 4ª edição do CIDADE+ representou um salto, essencialmente,  qualitativo, transversal a várias áreas e dimensões deste evento. Para começar, a concretização de uma vontade inicial, de que este evento reunisse a contribuição de todos aqueles que quisessem nele participar. Em três eventos-satélite destinados a incentivar a co-criação, reunimos mais de 90 pessoas, oriundas do sector empresarial, poder local, sociedade civil, fundações e instituições de ensino, num grau de participação intenso e dedicado. Estes encontros saudaram a chegada de novos amigos e parceiros que foram aprofundando a sua ligação ao evento e adiantando o seu compromisso para as futuras edições.

As sessões de Warm-Up, para além de terem crescido em número, trouxeram participantes que agitaram o evento, tendo resultado, por exemplo no Manifesto Lixo Zero a ser cumprido integralmente em 2018.

Durante o evento-mãe, entre 6 e 9 de Julho, nos Jardins do Palácio de Cristal, foi apresentada a Conferência 17 ODS: Inspiração, Acção e Concretização que envolveu e levou o público às dimensões das acções, cidades e pessoas que inspiram, numa sucessão de apresentações de feitos concretos e práticos deveras inspiradores. O REDE+ e a Praça Empresarial receberam uma programação especialmente dedicada à Inovação e Ciência para a sustentabilidade, tendo havido ainda lugar para aprofundar temas iniciados nos eventos Warm Up e receber a apresentação de livros e sessões de networking.

Os 4 dias centrais deste evento refletem a vontade de que a sustentabilidade seja a plataforma de onde se cria cultura, economia, arquitectura, sociedade, relações, fluxos, política e o nosso futuro. Durante estes dias reflete-se, partilha-se, descobre-se e ensina-se como cada um e cada organização pode iniciar ou evoluir no seu trajecto para uma postura ambiental, social e economicamente ética. Sem se evitar a constatação de que pretendemos evoluir num contexto de mercado e sociedade maioritariamente hostil a estas vontades e visões de futuro.

A intenção do CIDADE+ mantém a sua coerência e reforça a sua posição enquanto evento-laboratório que pretende simplificar a sustentabilidade tornando-a imediatamente acessível a todos. Segue munido de uma comunidade cada vez mais dedicada e interessada em cocriar esta transformação e futuro.

OS NÚMEROS

21 556

Visitantes

101

Iniciativas

147

Intervenientes

23

Voluntários

35

Expositores

ALGUNS MOMENTOS

Conferências, Conversas, Oficinas, MercadEco, Praça Empresarial e Artes e Espectáculos são as iniciativas do CidadeMais. Quem vem, leva os encontros, os risos, a dança, a reflexão, o conhecimento, a (re)descoberta e a transição!

PROGRAMA 2016

NOTÍCIAS 2016