Aula Aberta – A Capoeira de Angola
A Capoeira é uma arte popular, cuja origem está profundamente enraizada nas tradições Afro-Brasileiras. Misto de luta e dança, a Capoeira é essencialmente um meio de comunicação, uma linguagem concretizada no momento da roda, na qual cada interlocutor tem a sua voz: a voz dos instrumentos, a voz do cantador, a voz do coro, a voz dos jogadores.
O jogo da Capoeira desenvolve-se numa roda: sob o comando do ritmo dos instrumentos, da voz do cantador e da força do coro, dois capoeiristas desenvolvem o jogo, tendo presente a conduta ética que deve prevalecer.
A Capoeira incorpora princípios éticos de modo de viver, resgatando a história de um povo que retrata também a história da Humanidade. Mas a Capoeira é também uma arte viva, que se constrói todos os dias, em cada jogo, em cada canção, em cada diálogo.
Pela relação com as outras tradições Afro-Brasileiras, a riqueza cultural da Capoeira é muito extensa e a transmissão dos saberes desta arte ocorre principalmente pela relação Mestre-Aprendiz. Os Mestres são os guardiões dos saberes que têm a responsabilidade de os transmitir, formando não só capoeiristas, mas também cidadãos conscientes.
Durante a evolução da Capoeira, o estado da Bahia, em particular a cidade de São Salvador, estabeleceu-se como o maior pólo de difusão desta cultura. São inúmeras as histórias de capoeiristas soteropolitanos que correm pelo mundo, sendo conhecidas de pessoas que nem conhecem o Brasil. A história da Capoeira e destes mestres é a ponte que começa por ligar pessoas de todo o mundo ao Brasil.
As inscrições são limitadas aos lugares disponíveis. Faz a inscrição em AULAS ABERTAS.