9 Jul | Como ajudar a natureza a fazer o seu trabalho de engenharia natural?

09 Jul 2016
14:00 - 15:00
RedeMAIS

9 Jul | Como ajudar a natureza a fazer o seu trabalho de engenharia natural?

A Engenharia Natural (EN) constitui um sub-domínio técnico-científico da Engenharia Civil, que através de metodologias baseadas em critérios da mecânica de solos, da hidráulica, da biologia e ecologia, utiliza como material de construção as plantas ou partes delas, em conjunto com outros materiais, como pedra, madeira, ferro, solo, mantas orgânicas de fibra de coco, geotêxteis, entre outros.

A EN tem como principal objectivo a reabilitação de áreas degradadas, conferindo-lhes uma maior capacidade de auto-sustentação, mediante processos naturais que conduzem a um equilíbrio dinâmico, capaz de garantir um nível mais elevado de estabilidade. Contribuem para a melhoria da qualidade da paisagem, aumentando a complexidade, a conectividade e o biopotencial dos ecossistemas (Venti et al., 2003). São intervenções de defesa do território, sobretudo no que diz respeito ao controlo de erosão, que é um dos principais factores responsáveis pelo processo de empobrecimento dos solos e da desertificação.

Implementada com sucesso em diversas partes do mundo, a EN adquire diferentes designações, entre as quais, Ingegneria Naturalistica (Itália), Ingenieria del Paisaje (Espanha), Ingenieurbiologie (Alemanha, Áustria e Suiça), Genie Ecologique (França), Soil Bioengineering (Inglaterra e Estados Unidos da América), Bioengenharia de Solos (Brasil).

 

Formadores: Nuno Maranha, Eng.º Técnico Agrário, Pedro Martinho. Eng.º Biofísico