Dança Oriental

12 Jul 2015
14:30 - 15:00
Concha Acústica

Dança Oriental

Performance de Dança Oriental – Charlotte Bispo & alunas

A Dança Oriental ou “Raks al Sharki”, como é conhecida nos países árabes, é uma dança milenar que celebra a energia vital e a expressão natural do corpo feminino, enfatizando a energia, sensibilidade e sensualidade de quem a pratica. A Dança Oriental tem raízes nos rituais sagrados egípcios em devoção a Iaset, deusa da magia e do mistério. Neles, as sacerdotisas exprimiam-se através de movimentos ligados à natureza, à reprodução, à fecundação, à mulher, à Deusa-Mãe, em celebração da vida e da fertilidade. Quando, em 1798, Napoleão alcançou o Egipto, o mundo ocidental encontrou o encanto das ghawazee (dançarinas ciganas) e graças às ondulações pélvicas e batidas de quadril que a caracterizam, batizou esta dança de Dança do Ventre.

Esta está bastante ligada à vida quotidiana das mulheres dos países árabes e através do séc. tem vindo a ser transmitida de geração em geração. Esta é uma dança em constante evolução e ultimamente temos vindo a observar que a dança Oriental abraçou novas fusões e formas de expressão, por vezes oriundas de outros estilos de dança.

Uma performance que envolverá o público numa atmosfera cativante própria dos países do Médio Oriente e convidará certos imaginários a viajar pelos haréns da era do império Otomano, pela encantadora paisagem das margens do rio Nilo ou até mesmo pelos encantos e histórias de Xerazade nas suas 1001 noites.

Coreografia: Charlotte Bispo

Bailarinas: Charlotte Bispo, Cátia Dias, Diana Vaz Ribeiro, Gisela Fornelos, Mafalda Braga, Marília Alves, Sara Carvalho, Sara Salgado e Patrícia Sousa.