Biblioteca Humana

08 Jul 2018
15:00 - 17:30
Oficina Miradouro

Biblioteca Humana

com Associação Unificar

 

Cada pessoa tem a sua história de vida pessoal e, nesta Biblioteca, cada uma delas representa um “Livro”.

Temos “Livros” variados, todos com histórias de vida muito diferentes, mas igualmente inspiradores.

Este é um espaço em que a leitura se traduz em conversas e partilhas. O público é desafiado a “ler”, individualmente, qualquer “Livro” disponível na Biblioteca, podendo no decorrer da conversa colocar questões ao mesmo, promovendo assim a empatia através do diálogo, a desconstrução de estereótipos e o respeito pela diferença.

Nesta atividade da Associação Unificar os “Livros” são selecionados e preparados para a atividade previamente – estes devem representar histórias de vida diferentes, podendo ser “Livros” selecionados por diferentes organizações, parceiras deste projeto.

Os “Livros” devem estar disponíveis para responder a quaisquer perguntas sobre a sua história de vida – o que exige uma grande preparação em termos de autoconhecimento (estando previsto haver uma sessão prévia ao evento).

No início, o moderador (“bibliotecário”) explica que os participantes (público que se deve ter inscrito previamente) têm à sua disposição vários Livros, cada livro irá apresentar a sua sinopse (descrição resumida, uma frase) e depois, cada participante, deve convidar um Livro para uma conversa – os participantes é que selecionam os Livros. Os participantes convidam os Livros para uma conversa, durante 15 a 20 minutos, e depois podem escolher outro Livro (de forma a cada participante ter acesso a 2 ou 3 histórias de vida).

No final de cada conversa, os participantes devem dirigir-se a um mural e escrever ou desenhar as conclusões ou reflexões que retiraram da conversa. Pode haver um debate no final da atividade.

 

Facilitadora/Bibliotecária:

Ana Pires nasce em Trás-os-Montes, numa pequena vila onde descobre a importância da natureza e da comunidade. Aos 6 anos aventura-se pelo trilho escutista e rápido percebe que a filosofia de Baden Powell vai ser uma bússola para as suas escolhas futuras.  Faz formação em Psicologia e percebe que o saber traz mais responsabilidade, começa a fazer voluntariado e a sua missão passa por estar onde faz falta. Aos 21 anos voluntaria-se em África, com o GAS´África, e o sentido de missão cresce. Com esta nova construção cria pontes e redes na área do empreendedorismo social fazendo deste um modo de vida. Apaixonada pela área da educação e inspirada pela filosofia Ubuntu “Eu sou porque tu és”, viaja pelas escolas do país desafiando os jovens a contar a sua história de vida, através da metodologia personalstorytelling. Acredita no outro e na mudança que juntos podem criar no mundo.

 

Público Alvo: Adultos

Lotação: 40 pessoas

 

INSCRIÇÕES AQUI