9 Jul | Cantoneiros de Portugal: uma profissão de lixo?

09 Jul 2016
17:00 - 18:00
RedeMAIS

9 Jul | Cantoneiros de Portugal: uma profissão de lixo?

Quem são estes trabalhadores que atuam diariamente nas nossas ruas? Quais as suas condições de trabalho, os riscos da sua atividade e as estratégias que desenvolvem tendo em vista os objetivos que lhes são consignados, de que forma os mesmos se consideram enquanto trabalhadores neste setor e como são considerados pela sociedade em geral?

E como é valorizada a atividade dos cantoneiros em contexto real de trabalho, não só pelas empresas mas pela população em geral? Que riscos e consequências comporta esta atividade para estes trabalhadores?

Testemunhos em discurso directo dos cantoneiros que mantêm o território mais “arrumado” serviram de base para o debate dos seus trabalhos “com lixo”: “um dia de trabalho como cantoneira”.

Breve nota biográfica:

Chamo-me Joana Ribeiro, tenho 24 anos e trabalho atualmente no departamento de RH da empresa Ageas seguros. Iniciei o meu percurso académico com uma licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Depois, percebi o meu interesse em trabalhar com pessoas numa vertente mais voltada para o contexto do trabalho e das organizações, optando pelo mestrado em Desenvolvimento de Recursos Humanos na mesma Universidade. Desenvolvi o meu estágio curricular em 2014/2015 na AXA, altura em que consolidei o meu interesse específico na área de Recursos Humanos. Pretendo continuar a desenvolver as minhas competências nesta área num futuro próximo.