Como são feitas as tuas roupas?

07 Jul 2018
15:00 - 16:00
Oficina Miradouro

Como são feitas as tuas roupas?

com Fashion Revolution Portugal e Alinhavo

 

Nesta conversa iremos discutir acerca do impacto da Indústria Têxtil e do Vestuário ao longo do ciclo de vida do produto, tendo como foco o impacto ambiental da mesma. Junta-te a nós para ouvires falar sobre as formas como esta polui os oceanos, bem como o grande consumo de recursos que implica, tais como energia e água. Iremos também expor-te as condições de trabalho nas fábricas desta indústria e as falhas nos direitos laborais. Acima de tudo, um dos problemas fundamentais com que nos deparamos é a falta de transparência e dificuldade em obter informação, mas juntos enquanto consumidores podemos exigir mais das marcas e encontrar soluções para o problema.

Facilitadoras:
Mariana Rodrigues, licenciada em Matemática Aplicada e Computação, actualmente
dedica-se à defesa dos direitos humanos, sendo coordenadora da Rede de Acção Jovem da
Amnistia Internacional. É também fundadora e coordenadora da Alinhavo.
Maria Leonor Neto, licenciada em Ciências Psicológicas, encontra-se a frequentar o
mestrado em Cognição Social e pretende estudar Neuroeconomia. É também co-fundadorae coordenadora da Alinhavo.
Salomé Areias, com formação base em design e sociologia de moda, apercebeu-se cedo
que as tendências de moda faziam parte de um negócio altamente rentável,
convenientemente baseado em quem dizia o que está in e o que está out, sempre com o
objectivo tendencioso de potenciar o consumo. Os seus ideais sobre um estudo de
tendências de moda fundamentalmente baseados nas variações culturais (muito menos
rápidas), levou-a à Science of the Time, Trendwolves e PSFK. Também professora e oradora
em diversos eventos, aprofundou o tema da sustentabilidade, que a levou a co-fundar a FIO
e a criar o primeiro curso BTec de Moda Sustentável em Lisboa. A dolorosa realidade sobre a
indústria têxtil redefiniu a sua missão pessoal e profissional: promover a inovação de moda,
aproximando o maker do consumidor, diluindo assim intermediários e mark-ups.

 

Público Alvo: Adultos

Lotação: 30 participantes

 

INSCRIÇÕES AQUI