Conferência: “Terra: a nossa casa comum”

Conferência: “Terra: a nossa casa comum”

No CidadeMais respira-se Sustentabilidade.

Ao longo das suas 4 edições várias dimensões foram abordadas: partilharam-se reflexões e soluções para questões emergentes das dinâmicas das cidades (2014); a actual forma de consumo foi identificada como um dos principais causadores dos impactes negativos do humano no sistema terrestre e os participantes sensibilizados para o poder transformador de um consumo responsável (2015); o território foi olhado de forma integrada, levantando desafios ao planeamento e governação e trazendo sugestões inovadoras no âmbito das alterações climáticas, mobilidade e economia circular (2016); os 17 Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável foram desconstruídos e simplificados, reforçando a complementaridade dos vários sectores da sociedade para uma resposta eficaz aos desafios emergentes  (2017).

Nesta 5º Edição, o próximo passo apresenta-se inequívoco/claro. Surge do reconhecimento da resiliência da Natureza, da manifestação óbvia dos impactes das actividades humanas no sistema terrestre, dos avanços e do potencial da tecnologia e das decisões actuais que comprometem o presente e futuro da civilização, assim como a resposta do sistema biogeofísico.

Terra: A nossa casa comum manifesta-se, assim, como esse próximo passo. Desafiamos os vários actores da sociedade e do território a observar, reconhecer, aceitar e actuar segundo uma visão comum, sem fronteiras sociais e com uma responsabilidade partilhada entre todos os intervenientes para o cuidar. Regeneração, criatividade e co-criação nas abordagens, metodologias e práticas são necessárias para ir mais além e alcançar não só os decisores políticos, mas também cidadãos e organizações, para manter a prosperidade da civilização nesta Terra, que, por enquanto, ainda nos proporciona condições à vida humana.  

Neste sentido, o projecto da Casa Comum da Humanidade foi o projecto parceiro indicado para pensar e organizar esta conferência com o CidadeMais.   

A Conferência consiste em dois momentos, um primeiro em formato de sessão plenária e, um segundo momento em formato de sessão de conversa expositiva, que incidirá no projecto da Casa Comum da Humanidade.

Perante o estado social e ambiental, que papel poderá ter, cada organismo e indivíduo, que ainda não teve? Haverá realmente lugar à cooperação para garantir a continuação e prosperidade?

Tendo em conta este passado próximo, haverá uma visão e um futuro comum? Que caminho se apresenta?

17 Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável! E agora?

Estará a mudança de comportamentos apenas dependente de deveres e imposições legais?

São questões que fazem parte do convite à participação neste encontro.

 

9:30 RECEPÇÃO & WELCOME COFFEE 

10:00 SESSÃO PLENÁRIA DE BOAS VINDAS

ABERTURA

Filipe Araújo | Vice-Presidente e Vereador da Inovação e Ambiente

Sara Velho | Organização CidadeMais

 

KEYNOTES

“Que Princípios para uma Nova Habitação da Terra?”

Viriato Soromenho Marques | Universidade de Lisboa, Sociedade de Ética Ambiental

“Law and Governance for Earth our Common Home”

Klaus Bosselmann | University of Auckland

“Sistema Terrestre: A Casa Comum da Humanidade”

Paulo Magalhães | Casa Comum da Humanidade/CIJE-FDUP

CONVERSA

Oradores convidados e público

Moderadora: Arminda Deusdado | Jornalista, Produtora e Realizadora, Farol de Ideias

 

12:30 ENCERRAMENTO

Conclusões da sessão & Encerramento

Filipe Araújo | Vice-Presidente e Vereador da Inovação e Ambiente

 

PARCERIAS:

Casa Comum da Humanidade

 

INSCRIÇÕES AQUI