Da Imaginação à Transição: Aprendizagens

07 Jul 2019
15:00 - 16:00
Auditório Biblioteca Almeida Garrett

Da Imaginação à Transição: Aprendizagens

Se a imaginação nos pode levar a uma transição, que tal imaginarmos esta transição? Num tempo atormentado pela falta de tempo, em que se anunciam utopias distantes e se multiplicam acções arrogantes e beligerantes, talvez possamos dar tempo a uma imaginação errante; vivenciar, contemplar e celebrar, com simplicidade e humildade, os lugares para onde a imaginação nos leva, nos inspira e nos provoca.

No seu caminho – o da imaginação – movimentam-se estórias, de bichos de um passado presente, inquietações, vontades, impulsos e ilusões, enfim experimenta-se num continuum, desenhando-se mapas sem fronteiras nem bandeiras.

É poesia em movimento. É um abraço de narrativas diversas, de cada um e da cada uma de nós, que se podem cruzar e contagiar, alimentando diálogos geradores de mudança(s). Porque a transição alimenta-se da imaginação, numa relação ousada, de protesto e de tenacidade, talvez possamos transformar(-nos) no caminho da imaginação.

A imaginação enquanto exercício para um (des)encontro de ideias, de reconhecimento de olhares, vozes e representações plurais, convida-nos para uma escuta activa e para participarmos num diálogo crítico de construção de memórias colectivas e conscientes, numa viagem de aprendizagens conjuntas.

APRESENTAÇÃO:

Vanessa Marcos (TREE – Collective Change/ ATES – UCP Porto)

ENCERRAMENTO

Filipe Araújo (Vice Presidente CMPorto e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente)

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Lotação limitada aos lugares existentes.