8 Jul | Mandala na Natureza

08 Jul 2016
16:00 - 17:00
Espaço Zen

8 Jul | Mandala na Natureza

Mandala significa círculo em sânscrito e simboliza a relação do Homem com o Universo e a procura de Paz interior.

Universalmente a mandala é símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.  Em várias épocas e culturas a Mandala é usada como expressão científica, artística e religiosa.  A forma mandálica pode ser encontrada na Terra e no Cosmos: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. Se observarmos o quotidiano a nossa volta começamos a encontrar muitas mandalas.  A própria Terra foi formada por uma explosão que tem a forma mandálica.

A Mandala utilizada no Budismo trabalha também o desapego. Os monges fazem belas e intrincadas mandalas com areia e logo a seguir destroem-nas.

Podemos fazer mandalas de diferentes formas com variados materiais. Nesta actividade vamos fazer uma Mandala ao ar livre com elementos da Natureza. Os participantes são convidados a trazer elementos da natureza para adicionar à Mandala. Criamos a Mandala em conjunto e depois deixamo-la ficar no jardim entregue à acção da Natureza.

Público-alvo: público em geral

Esta actividade não requer inscrição prévia.