Repair Café

07 Jul 2018
15:00 - 18:00
Alameda das Tílias | Geodome

Repair Café

com Opo´lab e Circular Economy Portugal

 

Tens algum objeto avariado lá por casa? Não o deites fora! Trá-lo ao Repair Café e juntos vamos dizer não ao desperdício! O foco é a partilha de competências e a aprendizagem. O REPAIR CAFÉ PORTO é um evento-workshop aberto ao público para aprender a reparar coisas e criar sociedades sem desperdício num espírito de companheirismo. Em Portugal, no Porto, é um evento independente coorganizado pela Circular Economy Portugal e OPO’Lab celebrando já um ano neste mês de Junho, e em Lisboa resulta da Circular Economy Portugal com o Fablab Lisboa – Repair Café Lisboa. Apela-se a que os participantes tenham parte ativa na reparação e resolução do problema, apoiados por voluntários experientes. Aqui vai poder levar todos os seus objetos partidos ou em mau estado — e dar-lhes uma segunda hipótese!  Porquê “café”? Porque uma ida ao café é sempre a desculpa para um momento bem passado!

 

Facilitadoras:

Ana Coelho, co-responsável pelo Repair Café Porto, membro da Circular Economy Portugal. Mestre em economia e gestão do ambiente pela Faculdade de Economia do Porto, com formação em Economia Circular pela TU Delft (Países Baixos), com mais de 10 anos de experiência em consumo sustentável em projetos nacionais e internacionais. Palestrante em conferências com participações no programa da RTP “Biosfera”. Saber que a humanidade nasce do prazer em descobrir, conduziu-a ao como funciona o mundo e ao “cuidar da casa” que é a origem da “Economia” como uma ciência, tendo aprofundado o estudo das ferramentas de Economia Circular aplicadas à indústria portuguesa. Acredita que a partilha de conhecimento e formação através destas ferramentas, de forma pragmática e sistemática, é a garantia de prosperidade e sustentabilidade para a economia que tem em mente a comunidade preservando o planeta.

Marisa Ribeiro, co-responsável pelo Repair Café Porto, iniciou o seu percurso na edição da cidade de Lisboa, em parceria com  a Circular Economy Portugal. Mestre em Design e Sociologia da Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, desenvolveu projectos e formação para o serviço educativo da ExperimentaDesign e no campo da sustentabilidade e inovação social. Acredita no  processo de design enquanto ferramenta de resolução de problemas e resposta a necessidades. Co-fundadora e gestora de projecto da Associação FIO, nos últimos tempos tem dividido a sua investigação acerca de  técnicas artesanais e sustentabilidade na indústria têxtil entre Porto e Lisboa.

 

Data e Hora: Serão realizadas duas sessões

7 de Julho | 15:00 – 18:00

8 de Julho | 15:00 – 18:00

 

Público Alvo: Todas as idades

 

INSCRIÇÕES AQUI