8 JUL | Sessão III – Melhor Mobilidade, Mais Sustentabilidade

8 JUL | Sessão III – Melhor Mobilidade, Mais Sustentabilidade

A mobilidade de pessoas e bens constitui um dos resultados fundamentais do planeamento do território e dos transportes e, como se sabe, uso do solo e transportes são duas faces da mesma moeda. Conseguir melhorar a mobilidade sem agravamento dos custos de exploração de serviços e sem danos ambientais e energéticos insustentáveis, constitui um dos principais desafios das cidades no século XXI. Para tal é fundamental uma cultura que promova a multimodalidade, o que pressupõe envolver os principais intervenientes e os cidadãos na reflexão sobre as práticas e as medidas mais indicadas em função das especificidades de cada território.

São vários os modos e meios de transporte que integram o sistema de transportes. Nesta sessão pretende-se dar uma ênfase especial ao incremento dos modos suaves e da motorização elétrica, assim como dos transportes públicos e das interfaces intermodais, despoletando uma conversa que abordará questões como:

  • Poderá incrementar-se a bicicleta como meio de transporte individual na cidade? Quais as suas implicações ao nível da infraestrutura e da segurança de ciclistas e peões?
  • No que diz respeito à rede urbana de autocarros, que estratégia emerge na era do digital e da necessidade da sua reformulação, principalmente quando há tendência para a perda de passageiros?
  • E quanto à mobilidade elétrica haverá ou não o risco de entendê-la como componente essencial da política de mobilidade, quando ela respeita sobretudo aos desafios ambiental e energético?
  • Em modo de conclusão, como pode a intermodalidade contribuir para o equilíbrio da repartição modal e para a multimodalidade sem afastar utilizadores pela existência de correspondências entre modos?

10h00  Sessão III Boas Vindas

TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL: Melhor Mobilidade, Mais Sustentabilidade

  – António Pérez Babo Professor Auxiliar Convidado FEUP/SPTA, Fundador da gng.apb – arquitectura e planeamento, lda., Introdução ao tema

  – Silvia Amaral Gestora de Projectos Veículos Electricos NISSAN, Apresentação NISSAN – Visão 360º

  – Eurico Ferreira Divisão Municipal Planeamento e Ordenamento do TerritórioCâmara Municipal do Porto | Apresentação “LAP Campanhã” URBACT – projecto ENTER-HUB

11h00 Conversa Moderada

  – Cristina Pimentel Vereadora do Pelouro da Mobilidade da Câmara Municipal do Porto

  – Vladimiro Feliz Director do Programa Cidades Inteligentes e de Informação do CEIIA

  – Paulo Rodrigues Administrador ÓRBITA/Grupo Miralago

  – Miguel Barbot Fundador da Velo Culture

12h00 Perguntas e Respostas Lançamento do desafio (partilha de preocupações no facebook com #maisconferencia)

12h30 Encerramento da sessão e Moderação

António Pérez Babo Professor Auxiliar Convidado FEUP/SPTA, Fundador da gng.apb – arquitectura e planeamento

 

Colaboração: Professor António Pérez Babo, Secção de Planeamento do Território e Ambiente, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Para submeter a sua INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI