7 JUL | Sessão de Abertura – UMA ABORDAGEM COLECTIVA

7 JUL | Sessão de Abertura – UMA ABORDAGEM COLECTIVA

A sustentabilidade é a prática que inspira o CidadeMAIS, a par dos desafios que emergem dos seus pilares: a economia, o ambiente, a cultura e a sociedade. Sendo o Território o resultado da relação dinâmica entre estes quatro vectores, este surge como o tema em destaque na Conferência do CidadeMAIS, formada por quatro sessões que lançam o desafio à sua reflexão, focando a variabilidade climática, a mobilidade e a economia circular.

No debate acerca do Porto, enquanto cidade que se estende num território metropolitano sem fronteiras físicas, é importante envolver os seus principais intervenientes no seu (auto)planeamento, bem como incluir os cidadãos, inquietos habitantes e visitantes, que entre as ideias e as práticas contribuem para a transformação da realidade.

O principal desafio colectivo continua a ser ligar a teoria à prática, aproximar os que investigam dos que decidem nas conversas, nos diagnósticos, nas estratégias, nas políticas, nas intervenções e nas escolhas de vida, rompendo barreiras de diversa natureza, enriquecendo o conhecimento com a experiência concreta dos que vivem, trabalham e se preocupam com o território.

Quais os desafios que enfrentamos no planeamento para um (futuro) Território Sustentável? Que decisões tomar para chegar à sua sustentabilidade? Qual a necessidade de uma transformação espiritual e social para a alcançar?  são questões que serão abordadas em conjunto por especialistas e público interessado num momento de interacção que pretende lançar sementes para o futuro na constante busca pela melhoria da realidade, mesmo sabendo que a sustentabilidade não encerra em si só uma única estratégia, transformando-se juntamente com o território e os seus habitantes.

 

10h00 Café de Boas Vindas

10h30  Sessão I Abertura da Conferência

  TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL: Uma abordagem colectiva

    – Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto

    – William Lin, Director Geral JustWe Sino-European Green Initiative Investment Co., Ltd. (Guangdong)/Green Park and Incubator, Apresentação Zhongshan, a cidade modelo eco-friendly chinesa

    – Nuno Brito Jorge, Apresentação Projecto Citizenergy 

11h30   Conversa Moderada

  – Teresa Andresen Arquitecta Paisagista

  Nuno Brito Jorge Eng. do Ambiente, Director Geral Boa Energia, Fundador da Coopérnico, Projecto Citizenergy

  – Wouter De Broeck, Jornalista (em representação do Mestrado de Gestão e Economia do Ambiente na Faculdade de Economia do Porto)

12h30 Perguntas e Respostas Lançamento do desafio (partilha de preocupações na rede digital #conferenciamais)

13h00 Apresentação do tema e das sessões, breve abordagem à programação & encerramento da sessão

 – Filipe Araújo Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente – Câmara Municipal do Porto

Moderação | João Fernando Ramos, RTP

Para submeter a sua INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI