Jorge Sá

Jorge Sá

Biography

António Jorge Pinto de Sá, nascido em 1980, natural de Vila Nova de Gaia, concluiu a Licenciatura de Arquitectura no Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho em 2003 e trabalhou em gabinetes de arquitectura na Corunha em 2003 e Porto desde 2004. Em 2011 em conjunto com a Filipa Carretas criou o projecto de mobiliário em cartão canelado com a marca mo.ca. – mobiliário de cartão.Com um particular gosto pela geometria descritiva explora mecanismos e sistemas de montagem perseguindo o conceito de mobiliário flexível e mutável.

O que somos?mo.ca. – mobiliário de cartão, é uma marca com sede no Porto que se dedica à produção de mobiliário, estruturas e peças decorativas em cartão reciclado explorando os limites desta matéria-prima. Criamos soluções inovadoras para um consumo sustentável e de produção consciente que combina tecnologia e mão-de-obra de qualidade. Para nós a vontade do cliente é soberana e fundamental na pesquisa de respostas personalizadas e diferenciadoras.

O que fazemos?As nossas peças são mutáveis, leves e altamente resistentes, facilitando o transporte e rearranjo das mesmas. O desenvolvimento de estudos e protótipos é essencialmente artesanal mas dependendo das quantidades de encomenda e tipo de peças recorremos a diversos tipos de tecnologia para corte e gravação. O cartão canelado pode ser apresentado à cor natural ou com tratamento com tapa-poros e vernizes aquosos que, em conjunto, conferem maior rigidez e resistência no seu uso quotidiano. Apostamos na redução do desperdício através do reaproveitamento de materiais, na adaptação do mobiliário ao quotidiano contemporâneo (mobilidade, versatilidade, resistência).

Como trabalhamos?Os nossos clientes fazem parte do processo de desenvolvimento desde o conceito até à produção final. Guiamo-nos por uma gestão personalizada de cada produto com acompanhamento pessoal da produção junto dos nossos fornecedores. Apresentamos desenhos e simulações tridimensionais acompanhados sempre dos respectivos orçamentos garantindo assim uma boa interpretação das diversas propostas e processos de produção.

Vantagens do cartão?As principais vantagens do cartão são o baixo peso e alta resistência estrutural. Com a inclusão de sistemas de montagem é possível obter peças que se transformam ou apenas se desmontam para arrumação e transporte, reduzindo custos. É também um optimo suporte para posterior aplicação de outros materiais e permite desenvolver formas arrojadas e complexas graças ao apoio de geometria e tecnologias de corte.

Todas as sessões de Jorge Sá