Salomé Areias

Salomé Areias

Biography

É coordenadora do Fashion Revolution em Portugal. Com formação em Design de Moda, quis perceber porque as tendências de mercado eram tão mais rápidas do que as verdadeiras tendências socioculturais de Moda, que – estas sim – naturalmente reflectiam as reais necessidades da sociedade.

Com a carreira em tendências na AYR/Science of the Time, Trendwolves e PSFK, percebeu que na génese da sazonalidade artificial das tendências de Moda estava uma grande máquina de gerar lucro, ainda assente num modelo trickle-down obsoleto.

Enquanto professora na ETIC, criou o HND em Design de Moda e Inovação, aplicando o design thinking como solução para a Moda sustentável, com vista a contrariar o modelo de ensino que coaduna com o império das grandes corporações fast-fashion e de luxo e estrangula a produção para as PMEs, deixando o consumidor sem voz e sem alternativas.

Foi a ensinar Moda em Guangdong – a província Chinesa com maior afluência de sweatshops, no país que mais exporta roupa no mundo – que foi percebendo melhor a cultura e política internacional da indústria, ainda que na óptica pessoal.

É junto da sua equipa que hoje tenta sensibilizar o consumidor e pequeno produtor, mas quer chegar à indústria nacional para perceber que alternativas existem ou podem ser criadas.

Todas as sessões de Salomé Areias